quarta-feira, 7 de maio de 2008

[Parênteses: Falando Astrologuês...]




Com toda essa balbúrdia rolando aqui em casa, eu acabei não sendo tão preciso nos termos astrológicos em questão, ou seja, abri este parênteses para falar um pouco mais sobre Marte e Vênus, uma mistura tão intensa quanto sutil, um casamento alquímico, que somente dentro de nós mesmos pode ser realizado de forma sublime e proveitosa.

Mitologicamente falando este casal viveu um intenso e público caso de romance, onde mesmo sendo casada a Deusa do Amor entregou-se aos gracejos do Deus da Guerra, lembrando cada um de nós que tanto o Amor gera o conflito quanto pode a tensão da guerra ser uma forma de expressão do tesão envolvido entre as partes.

Num mapa natal a conjunção de Marte com Vênus representa o primeiro aspecto de energia sexual presente num mapa, por mais que uma quadratura ou um trígono possam trazer esta mesma intensidade de energia, a conjunção representa exatamente um casamento, uma unidade entre aqueles planetas, logo, é uma força muito mais presente de uma maneira mais imediata, incontrolável, mas também espontânea... Os outros aspectos trazem de uma forma ou de outra alguma espécie de desafio, algum tipo de controle deverá ser exercido para se utilizar destas energias.

Geralmente as conjunções mais comuns destes planetas são num mesmo signo, porém, algumas delas, em signos diferentes proporcionam um potencial interessante; Marte em Áries e Vênus em Touro, Marte em Áries e Vênus em Peixes, Marte em Escorpião e Vênus em Libra e Marte em Capricórnio com Vênus em Peixes, são combinações extremamente eficiente, do ponto de vista interno, afinal, estes planetas representam nossas formas de agir e amar, são energias interiores que quando trazemos já harmonizadas nos ajudam a interagir de forma muito mais engrandecedora com o mundo a nossa volta.

Marte e Vênus, enquanto energias espirituais em nosso mapa, quando estão juntos, estes planetas demonstram que existe uma “união” entre nossas capacidades de marcar nosso território e a de sermos receptivos ao mundo, ao observarmos mais de perto poderemos encontrar tanto um praticante de artes marciais (Marte e Vênus em Áries) quanto um músico (Marte e Vênus em Peixes), mas além de qualquer mistura esta conjunção representa que internamente existe um “acordo” entre nosso lado masculino e feminino, da perspectiva astrológica todos temos uma alma masculina (animus) e uma alma feminina (anima) dentro de nós e dependendo de como utilizamos essas energias, com o tempo, acabamos por descobrir potenciais que num primeiro momento estavam “ofuscados” pelo brilho imediato desta conjunção, seguindo os exemplos acima poderíamos descobrir que o Artista Marcial tornou-se um ótimo instrutor e o músico um grande religioso.

O casamento destes planetas em nosso mapa natal, muitas vezes nos remete a situações pregressas onde utilizamos de forma bastante evidente nossas energias sexuais, de tal forma, que dependendo de como isso nos ficou marcado, muitos acontecimentos “kármicos” acabam fazendo parte de nossas vidas, principalmente na área afetiva, e uma das formas de conseguirmos sutilizar estas energias é muitas vezes tentando achar o não sexual que transborda destes planetas, como usar a energia de Marte num exercício físico ou a energia de Vênus ao reorganizar os móveis da sala( ótimo exemplo para conjunções marte e Vênus), mas acima de tudo devemos buscar nos conhecer, por que estes planetas representam nossa capacidade de aprendermos com nós mesmos...afinal quando você ama ou odeia algo ou alguém, tu apenas esta reconhecendo no outro algo que existe em ti mesmo.

Rafael Laman, 2008©

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Série: NOSSOS DEUSES INTERIORES - III


Marte

Enquanto bufava de raiva, o filho de Hera pulava e gritava impropérios que eu nem ouso repetir, nem a presença deslumbrante da Deusa do Amor fazia que ele se acalmasse.

Gesticulando muito e esbravejando, andando de um lado para o outro, a presença de Marte fazia com que nós ficássemos bastante enervados, ao longe dava para perceber o quanto a vizinhança estava extremamente incomodada também...

As forças representadas por este planeta são talvez as representantes mais fiéis da humanidade, e uma palavra que define a ambigüidade e a potência deste planeta é AMBIÇÃO, a mesma energia que nos impele, motiva, é também aquela que nos faz correr atrás de nossa própria calda ou buscarmos coisas que apenas nos trarão infelicidade.

Em nosso mapa, este planeta representa aquilo que nos impulsiona o que faz nossa energia de movimentar, nossa libido agir... A presença de Marte num dos ângulos do mapa natal caracteriza alguém de temperamento magnético,enérgico, objetivo, mas também insinua características de impulsividade, ansiedade, nervosismo...Aqueles que possuem essa energia forte no mapa acabam por demonstrar uma faceta um tanto quanto ígnea, muitas vezes deixando marcas por onde passem e por quem passem.

Os marcianos, aqueles que possuem o ascendente em Áries ou Escorpião, ou ainda aqueles que possuem Marte proeminente em seu mapa, são pessoas dotadas de características de liderança, obstinação, boa percepção (quando bem aspectados), mas geralmente são conhecidas por terem o “pavio curto”, serem pessoas desbocadas ou ácidas, todas as características são fortes traços de Marte no mapa que sendo bem trabalhados tornam-se forças perfeitamente utilizáveis e engrandecedoras. Lá é o lugar onde encontramos muito do nosso talento, aquele lugar onde realmente entregamos nossas energias para construir algo NOSSO, com a observação e estudo da localização de nosso Marte Natal, podemos entender as motivações e muitos dos problemas que trazemos conosco.

“EU SOU O GUARDIÃO DOS VALORES HUMANOS, NADA ACONTECEU NESTE PLANETINHA , QUE NÃO TENHA PASSADO POR MEUS JULGAMENTOS, COMO ALGUÉM OUSA SE ANTECIPAR A MIM, QUE SOU O SENHOR DESTE MUNDO!”

Neste momento um trovão soa através da janela [ eu não havia percebido como o céu já estava fechado com densas nuvens!]

Todos na sala já sabem o que está para acontecer...

Continua...

Série: NOSSOS DEUSES INTERIORES - II


Vênus


Falar de Vênus é algo realmente ardoroso, a Deusa do Amor, das paixões arrebatadoras, da sexualidade e da união, traz junto dela esperanças, sonhos, intenções,frustações...

Como boa venusiana, esta Deusa impôs uma série de requisições para que eu pudesse recebê-la em minha casa, a coisa mais difícil foi ter que arrumar a bagunça que domina minha terrinha, mas outros tantos caprichos não paravam de chegar até mim...

Tive que respirar fundo e repetir para mim o quanto eu queria a presença dela junto de mim, pois ela estava sendo bem chatinha para poder me dar o ar de sua graça.

Após algum tempo de muito charminho, ela deixa avisado que vai aparecer por aqui, mas como ela mesma sabe, é difícil acreditar nos caprichos de uma Deusa...

Enfim, quando a esperança a muito já havia sido trancafiada na caixa de pandora, um aroma de flores adentra minha morada, meu coração bate acelerado, eu começo a suar frio,mãos trêmulas, e aquela imagem escultural diante de mim, não consigo articular uma palavra sequer diante de tal divindade, aquela beleza mais que divina, nua na minha frente [ mais um capricho só para me ver ruborizar] deixava claro que veio para me fazer esquecer meus propósitos literários.

“Eu Sou Aquela que todos conhecem como a mais bela deste mundo, graças as minhas artes o mundo continua em movimento, vim por ordem do Zeus Maior e trago para vós palavras que vão fazer com que cada pessoa entenda o que é o Amor.”

“Sou a força que impulsiona toda a vida”

“Sem meus caprichos nada do que conhecem estaria aqui, a beleza, a arte, a sexualidade e a união fraterna pertencem ao meu reino.”

“Eu existo dentro de cada ser, o Dom que eu entrego aos meus é a possibilidade de absorver, transformar e crescer. Transformo o mais bruto dos homens em poeta ou o maior filósofo em fera, sob meus encantos reinos se erguem ou caem.”...

Neste momento a porta de minha sala vem abaixo, e em menos de um instante o ar se torna pesado e tenso... Não podia imaginar que algo assim fosse acontecer, mas aos brados, Ele, O Deus da Guerra se apresenta diante de nós...

Eu Sou Aquele que conquista os reinos sobre a Terra, o Senhor da Humanidade, e por direito o primeiro a ser entrevistado”!

“Esta afronta será paga com sua vida, jovem insolente!”

Eu estava ainda atônito com a balbúrdia que Marte estava criando na minha casa, aparentemente ele já tinha quebrado metade do apartamento, isso sem falar que os vizinhos já estavam chamando a polícia para verificar a bagunça...

Tudo por que ele queria ser o primeiro a dar a entrevista, ele já estava uma pilha de nervos quando Mercúrio lhe avisou que ele seria antecipado por Vênus... Não pensou duas vezes em furar a fila... Isso por que eu já ouvi que tinha um carneiro vindo à toda velocidade para cá, mas o mensageiro segurou ele...

Marte, energia vital, força, impulso, iniciativa, guerra, conflito e medo, essas são algumas das palavras associadas a este planeta. Nada sutil, o regente do signo de Áries e Escorpião ensina-nos que devemos ter sabedoria ao utilizar nossas forças interiores,pois o excesso ou a contenção de nossas forças nos leva a resultados nada satisfatórios...

Os dois grandes padrinhos da humanidade estavam lá, diante de mim, e eu mal consegui administrar essas energias...tipicamente humano...

Continua...